Fotografia Pinhole: O que é? Como Fazer? Tutorial completo!

Não dá pra dizer exatamente que é um Processo Fotográfico Histórico e  Alternativo, mas sem sombras de dúvidas é através dele que a gente pode compreender todos os princípios da Fotografia Analógica: a câmera escura, obturador, diafragma, materiais fotossensíveis e processo de revelação química… Tá curioso pra saber que Processo é esse? É a Fotografia PINHOLE. Também conhecida como Câmera do Buraco da Agulha ou Câmera de Lata ou ainda, Fotografia sem Lente, e vamos te explicar tudinho agora.

CÂMERA OBSCURA E A CÂMERA PINHOLE

Primeira ilustração de uma camera obscura publicada no Gemma Frisius’ book “De Radio Astronomica et Geometrica,” 1545

Bom, pra começar a falar de Pinhole nós precisamos falar brevemente do funcionamento da Câmera Obscura. Diferente do que muita gente pensa, não foi a fotografia que inventou a câmera fotográfica. Podemos dizer até que foi justamente o contrário: o conhecimento sobre o princípio da câmera obscura foi um dos pilares fundamentais que possibilitou a invenção da fotografia, junto com conhecimentos da química e da mecânica.

 

A câmera obscura nada mais é que uma caixa vedada para entrada da luz, com apenas um orifício em um dos lados, através do qual a luz projeta em seu interior a imagem externa. Esse é um princípio da física, mais precisamente da ótica. Esse conhecimento existe desde a Grécia antiga e durante a época da Renascença foi usada amplamente pelos pintores afim de conseguir maior realismo nas obras….

 

Ok, então agora que você já sabe como funciona a câmera escura, TCHARANM, você já sabe também como funciona uma Câmera Pinhole!! Sim, porque é exatamente a mesma coisa: uma Câmera Pinhole nada mais é que uma câmera obscura com algum “suporte fotossensível” dentro dela de forma que seja possível gravar a imagem do exterior que foi projetada no interior.

Camera Obscura Renascentista

O SUPORTE FOTOSSENSÍVEL NA CÂMERA PINHOLE

E o que é um suporte fotossensível? É alguma base (papel, vidro, acetato) recoberta com um material que reage na presença de luz (como por exemplo os sais de prata) possibilitando assim a gravação da imagem sobre ele. Os 2 suportes fotossensíveis mais utilizados em uma Câmera Pinhole são:

 

·  o Papel Fotográfico

 

·  o Filme Fotográfico

 

O princípio tanto do Papel, quanto do Filme Fotográfico é o mesmo: uma base flexível recoberta com uma gelatina cheia de sais de prata. Essa emulsão, ao receber luz, escurece. E nos pontos em que não recebeu luz, permanece da mesma cor (branca). Lembra que falamos que a câmera obscura projeta a imagem do exterior para dentro da câmera através do orifício? Como as áreas claras de um objeto refletem mais luz, essa área vai projetar mais luz pra dentro da câmera. Então, nas partes em que esse reflexo tocar a emulsão haverá um maior escurecimento dos sais de prata (quanto mais luz, mais escuro) e nas partes que o objeto refletir menos luz (as partes escuras do objeto), haverá menor escurecimento da prata. Mas percebeu que assim a imagem na Câmera Pinhole vai ficar “errada”, invertida, né?

 

                                       branco > preto / preto > branco

 

Sim, exatamente isso! A primeira imagem gerada dentro da Câmera Pinhole no suporte fotossenssível vai ser invertida, ou, na linguagem fotográfica onde usamos os termos sugeridos por John Herschel (o pai da Cianotipia, do Van Dyke, do Antotype, do Fixador Fotográfico e Padroeiro do Lab Clube): a imagem estará NEGATIVA. Depois precisaremos transformá-la em POSITIVA. Mas calma! Antes disso temos que passar por outros procedimentos.

 

Na Fotografia Pinhole, tanto no filme fotográfico, quanto no papel fotográfico P&B, trabalhamos com o conceito de IMAGEM LATENTE, ou seja: com pouco tempo de exposição a imagem negativa já está formada no suporte, mas se olharmos pra ele não veremos imagem nenhuma. É preciso então passar a imagem que ainda não está visível a olho nu pelo processo de REVELAÇÃO para que, aí sim, cheguemos a IMAGEM APARENTE (que ainda vai estar negativa).

 

A REVELAÇÃO FOTOGRÁFICA na Fotografia Pinhole consiste em mergulhar o suporte fotossensível já exposto dentro de uma solução química especial, ou seja, o famoso REVELADOR FOTOGRÁFICO, que age como um “CATALISADOR” dessa imagem latente. Após a REVELAÇAO, precisamos dar ainda um banho com um INTERRUPTOR e depois um banho num FIXADOR. A última parte do processo é a lavagem abundante em água corrente para retirarmos todos os resquícios de prata não exposta… Mas falaremos mais disso logo adiante….

AGORA A PARTE PRÁTICA

COMO CONSTRUIR A SUA CAMERA PINHOLE

Existem muitas marcas que vendem Câmeras Pinhole prontas como a Zero e a Pinhole Blender, mas na minha opinião, uma das partes mais legais da Fotografia Pinhole é justamente você construir a sua própria câmera. Existem muitos e muitos tutoriais na internet ensinando a construir uma Câmera Pinhole, usando diversos tipos de objetos, e aqui vamos em nosso Tutorial para Pinhole te explicar como se faz a clássica Câmera Pinhole usando uma lata de leite em pó.

CAMERA PINHOLE - VOCÊ VAI PRECISAR DE:

·  1 Lata de Leite em Pó de metal
·  Spray Preto
·  1 Prego grosso ou chave philips
·  1 Martelo
·  Fita isolante
·  1 Agulha ou alfinete (bem fininho)
·  1 Lata de refrigerante vazia
·  1 Lixa de Unha
·  Tesoura

CAMERA PINHOLE - CONSTRUÇÃO PASSO-A-PASSO:

1.    Pinte sua lata por dentro com Spray Jet preto (inclusive a tampa)
2.    Usando o prego e o martelo, faça um furo na lateral da lata
3.    Corte com a tesoura um quadrado da parte mais macia da lata de refrigerante vazia
4.    Coloque esse quadrado em cima de um bloco de papel (ou de uma borracha), pegue a agulha ou alfinete e faça um furo bem pequeno no meio do quadrado
5.    Certifique-se que a agulha atravessou o alumínio inteiro fazendo o furinho. Quanto menor e mais redondo o furo, melhor a qualidade da imagem que você vai obter ao fotografar com sua Pinhole.
6.    Usando a lixa de unha, apare qualquer rebarba de alumínio que tenha ficado em volta do furo da sua Pinhole.
7.    Pegue esse quadradinho e cole na lata de leite sobrepondo o furinho com o furo maior. Prenda com a fita isolante de modo a não passar nenhuma luz pelas laterais do quadradinho
8.    Pegue um outro pedaço de Fita Isolante e cole por cima do furo. É essa fita isolante que vc vai abrir e fechar para fotografar com sua Pinhole

-- SUA CAMERA PINHOLE ESTÁ PRONTA --

CAMERA PINHOLE - COMO FOTOGRAFAR COM ELA:

1.    Corte o papel fotográfico PB de um tamanho adequado para caber dentro da sua Câmera Pinhole (Para latas “tradicionais” de leite, o tamanho 10x12cm costuma ser bom, que é exatamente o tamanho do Papel Fotográfico que comercializamos em nosso Kit Pinhole, que além do Papel Fotográfico acompanha também o Revelador Fotográfico).

2.    Posicione o Papel Fotográfico dentro da câmera do lado oposto ao que você fez o furo e com o lado sensível voltado para o furo. Se achar que ele ficou um pouco instável lá dentro, pode colar o fundo com uma dobrinha de fita adesiva.

3.    Lembre-se que todo esse processo, desde o momento em que abrir o pacote do papel fotográfico até o momento de tampar a lata deve ser feito em ambiente SEM LUZ EXTERNA, apenas com luz vermelha de segurança

 

4.    Com o papel já colocado dentro da Câmera Pinhole, vá fotografar com ela!

 

5.    Coloque a sua Câmera Pinhole numa superfície estável, com o furo voltado para o seu objeto a ser fotografado. Retire com todo cuidado a fita isolante que estava cobrindo o furinho. O tempo de exposição é sempre um tanto aproximado e vai variar muito de acordo com o tamanho do seu furinho e também da luminosidade do ambiente, mas falando de forma geral, se estiver um dia de bastante sol, o tempo de exposição é de cerca de 10 segundos. Um dia mais nublado pode chegar a cerca de 1 minuto.

6.    É normal nas primeiras vezes com a sua Câmera Pinhole você ter perda de papel fotográfico por erros de exposição, lembre-se que você estará numa fase de conhecer a sua Câmera Pinhole e de descobrir os tempos médios de exposição para ela.. Quanto mais você usá-la, mais vezes você vai acertar, e com o passar do tempo os erros serão mínimos.

7.    Quando terminar o tempo de exposição que você determinou para a sua Foto Pinhole, simplesmente tampe o furinho com a fita isolante.

8.    Evite movimentos na lata enquanto o furinho estiver aberto, pois isso vai gerar tremidos na sua Foto Pinhole.

CAMERA PINHOLE - COMO REVELAR A SUA FOTO:

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

 

·  Ambiente sem entrada de luz
·  Lâmpada vermelha de segurança
·  Revelador para Papel Fotográfico
·  Interruptor Fotográfico
·  Fixador para Papel Fotográfico
·  3 Bandejas (de tamanho maior que o seu papel)
·  3 Pinças (uma para cada químico)
·  Fonte de água corrente
·  Varal para secar os papéis

 

COMO FAZER REVELAÇÃO PINHOLE:

 

1.    Dentro do local que você escolheu para ser o seu laboratório para Fotografia Pinhole (que pode ser um banheiro, por exemplo), posicione as 3 bandejas, uma ao lado da outra

 

·  Na Primeira coloque o Revelador

 

·  Na Segunda, o Interruptor

 

·  Na Terceira, o Fixador

 

·  Sugerimos sempre identificar qual químico está em cada bandeja

 

2.    Apague a luz, acenda a luz de segurança, e só então abra a sua Câmera Pinhole, retire o papel já fotografado e coloque ele dentro da primeira bandeja com o revelador

 

3.    Aguarde cerca de 1 minuto e vá observando a imagem aparecer. Se ficar preta muito rápido, significa que o tempo de exposição foi muito longo. Se demorar muito (ou nem aparecer) alguma imagem, significa que o tempo de exposição foi muito curto

 

4.    Retire o papel da bandeja usando a pinça, escorra um pouco para retirar o excesso de químico e coloque-o na segunda bandeja

 

5.    Aguarde de 30 a 60 segundos, depois retire, escorra o químico e coloque o papel na terceira bandeja, com o fixador.

 

6.    A PARTIR DESSE MOMENTO VOCÊ JÁ PODE ACENDER A LUZ

 

7.    Aguarde cerca de 1minuto, depois retire com a pinça e leve para lavar em água corrente

 

8.    SUA FOTOGRAFIA PINHOLE ESTÁ PRONTA (em negativo, claro!)

 

Com o Negativo Pinhole em sua mão, você tem algumas opções para transformá-la em POSITIVO, o que será a sua Foto Pinhole na versão final:

 

1.    Fotografar com o seu celular enquadrando bem a imagem e usar o filtro “negativo” que costuma ser nativo na maioria dos celulares

 

2.    Escanear a imagem e inverter em algum programa de edição como por exemplo o Photoshop

 

3.    Ou o método tradicional, em um laboratório fotográfico, posicionando um papel fotográfico novo embaixo da foto negativa, expondo a luz por um tempo determinado e depois revelando essa nova foto.

 

Fazer e descobrir a Fotografia Pinhole é vivenciar a essência primordial da Fotografia! É uma experiência lúdica e encantadora que vai marcar para sempre a você e aos possíveis grupos com os quais você poderá coordenar essa prática!

 

Além desse Tutorial aqui você também encontra em nossa Loja um Kit Pinhole Completo, que além de conter todos os Químicos que você vai precisar, traz também o Papel Fotográfico já cortadinho no tamanho 10X12cm e também no tamanho 6x10cm!

 

Kit Pinhole Do Lab – Químico + Papel 6x10cm

 

https://labclube.com/produto/kit-pinhole-do-lab-quimico-papel-10x12cm/

Aproveite e sempre compartilhe com o Lab Clube a sua experiência, os seus resultados! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
0
    0
    Seu Carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar à loja